Autismo

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Em que data se comemora o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo?

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado no dia 2 de abril.

A data serve para ajudar a consciencializar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Qual a origem do Dia Mundial do Autismo?

O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Clique na imagem abaixo e assista a uma animação sobre o autismo.

AMA – Associação de Amigos do Autismo foi criada em Junho de 2008. Actualmente, denominada de Fundação AMA Autismo, fundação de solidariedade de direito privado, IPSS com estatuto de utilidade pública, destina o seu objeto social às pessoas com Autismo, apoiando já, atualmente, cerca de 130 famílias.

FDPA Federação Portuguesa de Autismo

A missão da FDAP Federação Portuguesa de Autismo é a defesa incondicional dos direitos das pessoas com Perturbações do Espetro do Autismo e das pessoas com elas envolvidas.

Autismo e realidade

Autismo e Realidade procura favorecer a busca e a divulgação do conhecimento acerca do Autismo, com o objetivo de melhorar a capacidade de adaptação e qualidade de vida das pessoas com autismo e seus familiares.

APPDA - Algarve

Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo(APPDA)

A APPDA-Algarve é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem como finalidade apoiar e promover a formação, a educação e a qualidade de vida das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo. A APPDA-Algarve nasceu da iniciativa de um grupo de pais empenhados em criar uma estrutrura de apoio às pessoas que sofrem deste tipo de perturbações, tendo sido oficialmente constituída no dia 25 de Agosto de 2006.

Localização das Bibliotecas Escolares

Ligações

Rede de Bibliotecas de Silves - Catálogo

Revistas e Jornais

Biblioteca Escolar

Esta secção está em branco

Esta secção está em branco

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode